A Escola da Missão Metodista é uma escola de padrão internacional, bilíngue, e de tempo integral, que traz no seu DNA os compromissos do movimento metodista com a educação de acesso universal, para a promoção humana, para o diálogo entre a fé e a ciência, para a liberdade de pensamento e expressão.
Integra uma rede global de mais de 800 universidades e escolas em todos os continentes, afiliadas à International Association of Methodist Schools, Colleges and Universities (IAMSCU).
As crianças e os adolescentes de Luanda terão as portas abertas para o conhecimento, o domínio científico e o desenvolvimento de uma atitude ética diante da vida. Assim, como novos líderes, poderão gerar condições de dignidade para todos os angolanos.
Desafios:
Ênfases:
– Na creche, foco no cuidado e no estímulo motor;
– Na pré-escola, foco no cuidado, no desenvolvimento da motricidade, nas actividades lúdicas e do convívio social;
– Nos três primeiros anos do Primário, alfabetização em português, kimbundu, inglês e matemática;
– Nos três anos finais do Primário, alfabetização musical, linguagem de programação e o despertamento do interesse científico;
– No 1º Ciclo do Secundário, preparo para o domínio tecnológico e o exercício da liderança;
– No 2º Ciclo do Secundário, preparo a iniciativa social, os negócios e a inventividade (convívio na Universidade);
– 12º ano preparatório para os exames de acesso (exames simulados semanais, tutoria por disciplina, orientação vocacional, método e planificação dos estudos, carga menor de outras actividades).
* A alfabetização digital é indicada somente a partir dos 9 anos de idade, nos três últimos anos do Primário, inclusive com aprendizado de linguagem de programação. Essa medida é de precaução dos prejuízos causados pelo excesso de tecnologia, muito assemelhados aos de outros vícios, pois pode resultar em dependência, com sintomas como ansiedade, depressão, agressividade e abandono dos estudos.
Línguas:
Características do Tempo Integral:
– Entrada às 8h e saída às 17h, em conformidade com a jornada de trabalho da mãe e do pai (tolerância de meia hora antes da entrada e depois da saída);
– Calendário escolar com 210 dias lectivos, correspondentes ao tempo de trabalho da mãe e do pai ao longo do ano (a legislação exige 180 dias lectivos);
– As crianças não levam tarefas para casa, a não ser a indicação de leitura – leem um livro de literatura angolana ou universal por mês, definido pela escola;
– As refeições são parte do processo educativo, preparadas e servidas pela escola: pequeno almoço na entrada, refeição completa de almoço, lanche na saída. O cardápio é publicado a cada semana, sempre com alimentação balanceada, saudável e adequada a cada fase do desenvolvimento da criança e do adolescente;
– Professores-as com formação universitária (entregar a criança a quem capacitou-se para cuidar e educar) e dedicação exclusiva;
– Todas as turmas do Secundário têm um-a professor-a tutor-a, responsável pela turma;
– As vestimentas identificam, mas não uniformizam – design africano, que seja confortável e elegante (inclusive a de esportes) – elaborada por estilista;
– Serviço psicopedagógico em tempo integral;
– Ambiente de guarda de material das crianças, durante a semana, para não carregarem peso;
– Tutoria para criança estrangeira no aprendizado do Português;
– Monitoria para crianças com deficiências;
– Avaliação contínua;
– Actividades de cooperação e camaradagem, que desenvolvam o senso de confiança mútua;
– Escola de Mães e Pais com uma aula por mês, com certificação.