PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Escola da Missão Metodista é uma escola de padrão internacional, bilíngue, e de tempo integral, que traz no seu DNA os compromissos do movimento metodista com a educação de acesso universal, para a promoção humana, para o diálogo entre a fé e a ciência, para a liberdade de pensamento e expressão.

Integra uma rede global de mais de 800 universidades e escolas em todos os continentes, afiliadas à International Association of Methodist Schools, Colleges and Universities (IAMSCU).

As crianças e os adolescentes de Luanda terão as portas abertas para o conhecimento, o domínio científico e o desenvolvimento de uma atitude ética diante da vida. Assim, como novos líderes, poderão gerar condições de dignidade para todos os angolanos.

Desafios:

  1. Atender ao comissionamento de Jesus: “Ide e Ensinai a toda a gente” (Mateus 28.19).
  2. Inovar e produzir conhecimentos e práticas educacionais, não para serem tomados como exclusivos, mas, para servirem ao debate público e à formulação de políticas públicas de educação básica em Angola.
  3. Servir de referência para as outras 36 escolas do Sistema Integrado da Educação Metodista.
  4. Superar o modelo ATL – Actividades de Tempos Livres, ofertadas no contraturno em algumas escolas angolanas, com o desenvolvimento de um padrão de escola de tempo integral que seja autóctone e de alta qualidade. A permanência maior do-a aluno-a, mais do que ser conveniente às famílias, deve servir à proposta pedagógica, em favor do desenvolvimento pleno da criança e do adolescente.
  5. Cumprir o preceito “Criança: Interesse Superior”, consagrado no Artigo 80 da Constituição da República de Angola.

Ênfases:

– Na creche, foco no cuidado e no estímulo motor;

– Na pré-escola, foco no cuidado, no desenvolvimento da motricidade, nas actividades lúdicas e do convívio social;

– Nos três primeiros anos do Primário, alfabetização em português, kimbundu, inglês e matemática;

– Nos três anos finais do Primário, alfabetização musical, linguagem de programação e o despertamento do interesse científico;

– No 1º Ciclo do Secundário, preparo para o domínio tecnológico e o exercício da liderança;

– No 2º Ciclo do Secundário, preparo a iniciativa social, os negócios e a inventividade (convívio na Universidade);

– 12º ano preparatório para os exames de acesso (exames simulados semanais, tutoria por disciplina, orientação vocacional, método e planificação dos estudos, carga menor de outras actividades).

* A alfabetização digital é indicada somente a partir dos 9 anos de idade, nos três últimos anos do Primário, inclusive com aprendizado de linguagem de programação. Essa medida é de precaução dos prejuízos causados pelo excesso de tecnologia, muito assemelhados aos de outros vícios, pois pode resultar em dependência, com sintomas como ansiedade, depressão, agressividade e abandono dos estudos.

Línguas:

  1. Português em todos os anos
  2. Inglês em todos os anos, com professor-a nativo-a
  3. Kimbundu até o 1º Ciclo do Secundário
  4. Mandarim no 2º Ciclo do Secundário (com o Instituto Confúcio)
  5. Linguagem de Sinais, com professor-a surdo/mudo

Características do Tempo Integral:

– Entrada às 8h e saída às 17h, em conformidade com a jornada de trabalho da mãe e do pai (tolerância de meia hora antes da entrada e depois da saída);

– Calendário escolar com 210 dias lectivos, correspondentes ao tempo de trabalho da mãe e do pai ao longo do ano (a legislação exige 180 dias lectivos);

– As crianças não levam tarefas para casa, a não ser a indicação de leitura – leem um livro de literatura angolana ou universal por mês, definido pela escola;

– As refeições são parte do processo educativo, preparadas e servidas pela escola: pequeno almoço na entrada, refeição completa de almoço, lanche na saída. O cardápio é publicado a cada semana, sempre com alimentação balanceada, saudável e adequada a cada fase do desenvolvimento da criança e do adolescente;

– Professores-as com formação universitária (entregar a criança a quem capacitou-se para cuidar e educar) e dedicação exclusiva;

– Todas as turmas do Secundário têm um-a professor-a tutor-a, responsável pela turma;

– As vestimentas identificam, mas não uniformizam – design africano, que seja confortável e elegante (inclusive a de esportes) – elaborada por estilista;

– Serviço psicopedagógico em tempo integral;

– Ambiente de guarda de material das crianças, durante a semana, para não carregarem peso;

– Tutoria para criança estrangeira no aprendizado do Português;

– Monitoria para crianças com deficiências;

– Avaliação contínua;

– Actividades de cooperação e camaradagem, que desenvolvam o senso de confiança mútua;

– Escola de Mães e Pais com uma aula por mês, com certificação.

escola da missão: R. Reverendo Agostinho Pedro Neto, Bairro Kinaxixi, Luanda. Telefone: (244) 946 212 156
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